top of page

Nação Angola

          Vamos falar um pouco sobre a Nação Angola, não que seja fácil encontrar a história de nossas raízes em estudos, publicações e outros, mas esperamos esclarecer aqui algumas duvidas.

 

          Para começar precisamos entender que o Candomblé Bantu é o maior e mais antigo. De forma geral, nação Angola, de origem Banto, deu origem e direção as demais nações existentes hoje no Brasil. Sua linguagem ritual, também intraduzível, originou-se predominantemente das línguas quimbundo e quicongo. Nesta "nação", tem fundamental importância o culto dos caboclos, que são espíritos de índios, considerados pelos antigos africanos como sendo os verdadeiros ancestrais brasileiros, portanto os que são dignos de culto no novo território a que foram confinados pela escravidão.Os primeiros escravos chegados à Baia de Todos os Santos, eram, na sua maioria, oriundos do antigo reino Congo e as suas divindades eram chamadas Nkisis. Atualmente, seus descendentes cultuam o candomblé Angola.

​

         Os bantu cultuavam seus Minkisi de acordo com a ocasião e seus reinos, impérios e países foram fundados ao longo do trecho compreendendo norte/nordeste até o sul da África. Os bantu foram os verdadeiros fundadores do Congo, Angola e Namíbia, entre outros.Portanto, mesmo diante da visível e discutível tendência à unificação desses cultos no Brasil, quanto mais se estuda e busca o resgate das verdadeiras raízes, chega-se à conclusão de que todos guardam fundamentos, tradições, sabedoria, próprios dos seus povos e que, certamente, muito se perdeu ou foi mantido em segredo absoluto ao longo dos tempos.

​

       Os Nkisis são considerados como sendo as mais velhas divindades cultuadas no Brasil, e, mesmo não sendo  cultuadas num terreiro, elas são louvadas como os ancestrais africanos os mais antigos, assim como os caboclos são louvados por serem os primeiros ocupantes da terra brasileira. Para o povo do universo bantu todas as realidades, humana, animal, vegetal, mineral é sagrada e faz parte de um mesmo universo, tanto quanto a comunidade tradicional é formada pelos homens vivos, os homens mortos e os que estão para nascer.

​

          Há mais velhos em nossa nação que dizem: “Angola tem uma sabedoria. Não desmerecendo outras nações, porque o fetiche da Angola é muito forte, estão nas folhas. Então, a folha traz o diferencial, a essência mais purificada, a essência da Angola de raiz, de tradição.”

 

           Abaixo é possível entender um pouco da diferença entre as nações de Angola e Ketu.

​

 

 

 

 

​

​

bottom of page