top of page

Linhagem Ancestral

      Nascida em 06 de março de 1934, Geovania Macedo Valença, a eterna Mãe Zil ou Mam’eto Ojí Karun Foobá, foi uma das maiores Mam’etos (Yalorixás) de seu tempo. Iniciada no candomblé, no ano de 1949, com apenas 9 anos de idade; na nação angola entregou-se aos Nkisis Kavuungo (Obaluaê), Dandalunda (Oxum) e Nkitembo.

         No ano de 1982, e seus 33 anos de iniciada, Mãe Zil funda, junta a sua zeladora, a Yalorixá Maria de Lurdes Buana (Iyá Ominibu Kafae Foobá) o Terreiro Tingongo Muende, onde a mesma herdava o destino de dar seguimento ao que sua mãe biológica havia começado. Recebeu sua Cuia (Deká) na nação Keto, tornando-se assim, neta de mãe Tança de Nanã(Jaoci) e Bisneta de Gaiaku Satu.

Mãe Zil (1934-2014)​

     Dona de uma personalidade ímpar, de tamanha sabedoria e conhecimento. Trazia consigo a simpatia das filhas de Oxum, a mãe que se mostrava amiga e companheira, quando seus filhos mais precisavam. Mãe Zil era também apreciadora da família, de boa companhia, boa comida, altas gargalhadas e de estar com seus filhos e amigos sempre que tinha um tempo livre.

Mãe Zil aos 80 anos de idade e 71 anos de axé, 27 anos de deka e 32 anos de casa aberta. Terreiro tingongo muende fundado em 1982 com seus 32 anos de casa aberta.

bottom of page