top of page

Nkisis Regentes

N' Kaiala

Divindade das grandes águas, isto é, dos mares e oceanos, tida segundo a visão afro Bantu como o útero materno, gerador de todas as espécies, inclusive a raça humana...
Exerce fortes influências sobre a fauna e flora marinha!

Kaiala detém o nobre título de MAM’ETU MAZA MA MÚNGUA, que quer dizer: Nossa mãe da água salgada.

Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Iemonjá dos povos Nagô Yorubá.

KIUÁ KAIALA, MAM’ETU IA MAZA MÚNGUA, KIUÁ!

PEMBELÊ MAM'ETO N'KAIALA!

NKosi

Divindade do ferro, dos ferreiros e de todos aqueles que utilizam esse metal.Senhor das guerras, que guerreia (briga) por seus filhos, pois traz consigo a nobreza da defesa! atua na natureza e universo, ligados a agricultura; as estradas e caminhos, no sentido de abrir, ir em frente.

Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Ogum dos povos Nagô Yorubá.

LUNA KUBANDA KUTA KUETO NKOSI

PEMBELÊ NKOSI!

N'Dandalunda

Divindade considerada a senhora da fertilidade e da lua. É senhora de grande prestígio, cultuada na terra dos Lundas. Senhora de riquezas, ligada ao ouro, aos dengos femininos, à fertilidade, ao labor de parto, ao nascimento.

Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Oxum dos povos Nagô Yorubá.

KIUA NDANDALUNDA KISSIMBI,NDANDALUNDA KIUA MAZA!

PEMBELÊ NDANDALUNDA.

N'Kitembo

N'Matamba

Divindade ligada ao ar, que regula a direção dos ventos, as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas, a reprodução animal, atuando junto das energias do sol e da lua, influenciando diretamente os dias na terra. Kitembo é o Nkisi Rei do Candomblé de Angola. Diz os mais velhos que quando tratado corretamente se torna infalível na realização de pedidos.

 

KITEMBO DIA BANGANGA, TALENU!

NZARA NDENBWA!

Divindade da espada do fogo, dona da paixão, Ligada aos ancestrais Yumbi Nvumbi (mortos) e ao fogo, bem como aos fenômemos que vem no Duilo (céu), como tempestades, etc. Senhora dos ventos e dos raios, mulher justiceira e muito poderosa, que se transforma em búfalo na raiva e em borboleta na hora das festas.Matamba é a mulher livre, pra disso que é dona do vento. Dona do chifre do búfalo.

 

MAMETU MUKUA ITA MATAMBA!

PEMBELÊ MATAMBA!

N'Kavuungo

Divindade que ornar-se com palha, búzios e cabaças; para mostra que estamos na presença de um Nkisis ligado, diretamente, com a morte e o caminho com os antepassados, cujas faculdades destruidoras são de difícil controle.

 

KAVUNGO MATEBA KUKALA KUIZA!

KIUÁ NSUMBO! TAT’ETU KIKONGO!

bottom of page