top of page

Nkisis Regentes

N' Kaiala

Divindade das grandes águas, isto é, dos mares e oceanos, tida segundo a visão afro Bantu como o útero materno, gerador de todas as espécies, inclusive a raça humana...
Exerce fortes influências sobre a fauna e flora marinha!

Kaiala detém o nobre título de MAM’ETU MAZA MA MÚNGUA, que quer dizer: Nossa mãe da água salgada.

Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Iemonjá dos povos Nagô Yorubá.

​

KIUÁ KAIALA, MAM’ETU IA MAZA MÚNGUA, KIUÁ!

PEMBELÊ MAM'ETO N'KAIALA!

​

​

NKosi

Divindade do ferro, dos ferreiros e de todos aqueles que utilizam esse metal.Senhor das guerras, que guerreia (briga) por seus filhos, pois traz consigo a nobreza da defesa! atua na natureza e universo, ligados a agricultura; as estradas e caminhos, no sentido de abrir, ir em frente.

Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Ogum dos povos Nagô Yorubá.

​

LUNA KUBANDA KUTA KUETO NKOSI

PEMBELÊ NKOSI!

​

​

N'Dandalunda

Divindade considerada a senhora da fertilidade e da lua. É senhora de grande prestígio, cultuada na terra dos Lundas. Senhora de riquezas, ligada ao ouro, aos dengos femininos, à fertilidade, ao labor de parto, ao nascimento.

Essa Divindade Bantu é muito comparada erroneamente, ao Orisá Oxum dos povos Nagô Yorubá.

​

KIUA NDANDALUNDA KISSIMBI,NDANDALUNDA KIUA MAZA!

PEMBELÊ NDANDALUNDA.

​

​

N'Kitembo

N'Matamba

Divindade ligada ao ar, que regula a direção dos ventos, as estações do ano, as épocas do plantio e das colheitas, a reprodução animal, atuando junto das energias do sol e da lua, influenciando diretamente os dias na terra. Kitembo é o Nkisi Rei do Candomblé de Angola. Diz os mais velhos que quando tratado corretamente se torna infalível na realização de pedidos.

 

KITEMBO DIA BANGANGA, TALENU!

NZARA NDENBWA!

​

​

Divindade da espada do fogo, dona da paixão, Ligada aos ancestrais Yumbi Nvumbi (mortos) e ao fogo, bem como aos fenômemos que vem no Duilo (céu), como tempestades, etc. Senhora dos ventos e dos raios, mulher justiceira e muito poderosa, que se transforma em búfalo na raiva e em borboleta na hora das festas.Matamba é a mulher livre, pra disso que é dona do vento. Dona do chifre do búfalo.

 

MAMETU MUKUA ITA MATAMBA!

PEMBELÊ MATAMBA!

N'Kavuungo

Divindade que ornar-se com palha, búzios e cabaças; para mostra que estamos na presença de um Nkisis ligado, diretamente, com a morte e o caminho com os antepassados, cujas faculdades destruidoras são de difícil controle.

 

KAVUNGO MATEBA KUKALA KUIZA!

KIUÁ NSUMBO! TAT’ETU KIKONGO!

bottom of page